terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Talento

O texto que segue é a redação que fiz para o Vestibular UFRGS 2006, no qual classifiquei-me. Publico-a aqui pois acontece por esses dias o vestibular 2007 e viso tranqüilizar quem faz as provas, mostrando que o texto não precisa ser genial para ser bom, apenas bem arrumado.

Tornou-se inclusive nome de chocolate, tanto o valorizam. Entretanto, o verdadeiro talento não se compra em embalagens de plástico. Sendo item tão nobre, tem sublime recipiente: o ser humano.
Talento é como vocação (se é que não são o mesmo): nasce conosco e não se pode transmitir para outrem. É uma sorte de bênção, que eleva seu portador a um nível de excelência inalcançável para os demais, seja seu talento para exibir magníficos e elásticos movimentos em um campo de futebol, para comandar uma nação ante a situações extremas, para realizar cálculos aritméticos ou qualquer outra atividade imaginável.
É possível que todos tenham sua aptidão especial, seu talento, para algo (mesmo que trate-se de algo fútil, desconhecido ou desagradável). E, de modo geral, todos em nossa época buscam seu talento, ou então objetivam lapidá-lo em um nível de excelência – para obter, com isso, lucro de alguma espécie.
A despeito de tudo isto, não basta ter talento para conquistar um lugar no mundo. É preciso saber usá-lo, e considerar tudo o que vem com ele. Se, por exemplo, o talento lhe confere riqueza e fama, é prudente manter o discernimento, para julgar os interesses dos que se aproximam.
Mas a razão maior pela qual não basta o talento para conquistar um lugar no mundo é a vontade. Sem a vontade, o talento é inócuo. Usando uma metáfora, por mais belo que o seu carro (talento) seja, sem um combustível (vontade, a força motriz dos atos), permanecerá inerte. Cabe a cada um, motorista de seu próprio carro, fazer a melhor viagem possível.

Assim disse Gustavo @ 9:39 PM   7 comentário(s)

7 Comments:

Em 12 de novembro de 2008 às 15:45, Anonymous Anônimo comentou:

Ô teu blogueirozinho.

Ta muiito massa... ;D

Adoreii , Espero q continue assim fazendo textos fantasticos

 
Em 22 de março de 2009 às 15:45, Anonymous Anônimo comentou:

adorei! *-*
simplesmente maravilhoso teu texto!
e parabéns pela sua classificação na ufrgs!
beijoos

 
Em 10 de maio de 2009 às 19:22, Anonymous Anônimo comentou:

Amei o texo. Parabéns pela classificação. Estou fazendo uma redação com o mesmo tema, só gostaria de saber o título que você usou...

Parabéns novamente ;)

 
Em 6 de abril de 2010 às 19:08, Blogger Unknown comentou:

parabens pelo texto! ta genial sim! tu se classificou em algum dos primeiros colocados?

 
Em 7 de junho de 2011 às 20:03, Anonymous Anônimo comentou:

que nota vc tirou nessa redaçao? parabens!

 
Em 26 de agosto de 2011 às 11:49, Blogger Cleide comentou:

Preciso de um texto sobre talento para ler em uma palestra a meus alunos, escolhi o seu. Pode dar-me essa licença. Cleide De Mori, professora de literatura e escritora.

 
Em 9 de maio de 2012 às 21:18, Anonymous Anônimo comentou:

muito bom o texto, parabens!

 

Postar um comentário

<< Página Inicial

O Autor

O autor
Nome: Gustavo Ribeiro
Lugar: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Um cara aprendendo com a literatura e as culturas de outros países e do meu. Sempre aprendendo, sempre vivendo como se fosse o último dia.

Ver meu perfil completo

Anteriores…

  • 2006 foi "O Expresso de Chicago"
  • Para Núbia
  • O mundo em vermelho!
  • Tuas presilhas são teares
  • Rima versus Métrica
  • Gestos poéticos
  • Wakizashi - Morrer para viver
  • Poesia para uma flor
  • Comente ao menos esse!
  • Lendo como um europeu

Powered by Blogger

Firefox - Download